top of page

Empreender será?



Em uma era com tantas mudanças, o momento que o país está passando nos obriga a tomar várias decisões e rever velhos hábitos.


No meu caso, o e-commerce foi uma decisão imediata, em que eu estava com planejamento futurístico e que, de uma vez só, vi necessidade em iniciar todos os projetos hoje. Começou então uma corrida sem fim, em meio a internet e necessidade de reinvenção.


Para quem já tinha um negócio, ótimo! E pela internet, melhor ainda!


E para aqueles que não têm negócio nenhum e resolveram fazer algo, pois estão todos fazendo? Esse texto é para você!


“Uma das principais características de um empreendedor é a sua capacidade de sempre acreditar que é possível realizar um sonho ou atingir uma meta, mesmo quando os obstáculos parecem impossíveis”.


Empreender no momento da crise é viver todos os medos de uma só vez. Se não acreditarmos no que escolhemos fazer, quem vai?

Todos podem empreender; qualquer nível, raça, região, religião. Mas será que empreender é para todos? Você tem perfil para empreender?

Vou contar minha breve história com o empreendedorismo.


Meu primeiro empreendimento foi com a Mary Kay. Eu não tinha perfil nenhum para isso, não sabia me maquiar, nomes dos produtos, vender, como vender; e na época investi bastante, mas me frustrei e acabei doando todos os produtos. Na segunda tentativa, fui à procura de algo que eu gostava. Sem experiência nenhuma de negócio, comprei um monte de brinquedos eróticos.

Vendi? Nem a metade, mas dessa vez foi diferente, pois era algo que eu gostava, e então busquei entender onde tinha errado. E assim começou minha longa jornada no empreendedorismo.

Entre muitos erros e acertos durante dois anos, cansei e fechei o sex shop, mas não desisti. Voltei para o CLT para levantar dinheiro e retomar, mais experiente, para o empreendedorismo.

E por isso posso contar minha experiência e ajudar outras pessoas que querem abrir um negócio hoje.

Eu não retomei só com o Sex Shop e sim como secretária remota e, por acaso, caí de paraquedas no marketing digital e amei. Depois de ficar um tempo trabalhando como secretária executiva (CLT), secretária remota, marketing digital e sex shop ao mesmo tempo, eu tive que decidir, e decisões não são fáceis. Saí do CLT para investir no Sex Shop, continuo ainda com o marketing digital e como secretária remota.

Mas o que eu realmente levarei para a vida é o mercado erótico. “


O que posso hoje dizer sobre empreender: Empreender, dependendo do seu negócio não é um bicho de sete cabeças, talvez quatro. Mas com conhecimento e sabedoria você consegue.


Exige muita dedicação, muita força de vontade, e você fará tudo com amor, pois até quando as coisas não vão bem, você continua forte, pois sabe exatamente o que fazer para dar certo. Claro, depois de tudo dar errado (rsrsrsrs).


É incrível ser dono de algo que você criou com tanto entusiasmo, ter sucesso e ser orgulho para sua família, sem falar das questões financeiras.

Mas o começo é como tomar decisões, não é fácil.


As dores de empreender!


Quer empreender? Então vou te falar o que as pessoas não contam. Nada de 🌹🌺🌻🌼 por aqui.


VOCÊ é do financeiro, marketing, administrativo, compras, vendas, gestão de pessoas, atendimento, suporte, analista, entregador, logística, serviços gerais, pós-atendimento, planejamento, estratégico, pesquisador, estudante, líder ... Você é tudo!

E para tudo isso dar certo, você tem que fazer tudo com excelência. Cada processo, do início ao fim.


Se uma coisa sair do lugar, todo o resto sai do lugar também, e você só tem cinco minutos do dia para surtar. Passaram os cinco minutos? Ok, agora é resolver ou esperar anoitecer para surtar de novo, chorar por um pouco mais de tempo. Super normal! Mas, não muito tempo, porque é a noite que você tem as mais brilhantes ideias, inclusive sonha com elas.


Como a música diz " Mas é claro que o sol, vai voltar amanhã..."


E então no outro dia você acorda com todo o gás, com ideias ótimas para colocar em prática, focado...



Agora imagina passar por tudo isso, com você empreendendo naquilo que não gosta? Por causa de fulano e beltrano que disseram para você fazer ou vender x,y produto ou serviço por que dá dinheiro, por que todos estão fazendo, por que é mais fácil, por que combina contigo...


Se vai empreender, seja com loja, e-commerce; oferecendo produtos ou serviços, o que quer que seja, você terá que pensar em três pontos:


1- Você está disposto a fazer de tudo para dar certo? Tentar 177274738 de vezes, fazer 5479435464 testes para ver como será a reação?

2 - Está disposto a ouvir críticas (não construtivas) e não se importar com elas, pois sabe claramente a sua missão e onde quer chegar?

3 - Tem amor pelo negócio que escolheu?


Se a resposta for positiva, então, vou te dar algumas dicas sobre o que você provavelmente escutará a partir de agora. E você, como uma pessoa educada que é, irá apenas sorrir gentilmente.


“Que legal trabalhar de casa, não tem que trabalhar oito horas por dia, né?

Trabalhar em casa é trabalho dobrado.


Estou no trabalho, tem como fazer isso para mim, já que está em casa?

Não posso, eu também estou trabalhando.


O bom que você não tem chefe, né?

Sim, tenho inúmeros chefes, super exigentes, e que podem me demitir num piscar dos olhos. (Clientes)


Por que você não procura um trabalho?

Gosto de ficar com as pernas para cima o dia todo. (Sarcasmo)


Fica mais, amanhã você nem acorda cedo.

Sim, acordo cedo sim. A diferença é que não vou pegar trânsito (graças a Deus) , mas tenho muito trabalho (também graças a Deus).”


Muitos imaginam que você fica sentado em uma cadeira, na frente do computador, por duas horas e o restante do dia assistindo Netflix. Depois, quando você tiver sucesso, vão dizer que foi sorte ou que enriqueceu da noite para o dia.


O “faz-me rir" gente, virá depois de alguns meses, com você trabalhando insistentemente todos os dias.


E quando você sentir a felicidade chegando a sua carteira, os clientes te elogiando, o seu negócio crescendo, seus planos sendo realizados, seu sonho tão perto de você, talvez formando equipe, você verá que valeu a pena...


Acabou? Não.

Vai continuar trabalhando insistentemente todos os dias, e estudando sem parar, porque apesar de tudo e de todo esforço, é daí que vem a sua realização e sua verdadeira felicidade.


Desejo que todos os empreendedores sintam essa felicidade, de não conseguir dormir porque estará sorrindo.


Eu continuo na minha longa jornada, aprendi com todos os erros, sigo mais forte, mais sábia, mais preparada e madura para os próximos erros e desafios.


Por que empreender é uma montanha russa de alegria e medo, e sempre quando algo dá certo, a sua alegria sai da montanha russa e vai ao céu. Com certeza, o secretariado e as inúmeras experiências me prepararam para tudo isso!


Texto por: Adriana Braga

Correção: Pâmela Mezzomo



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page