Inteligência Emocional por Ângela Scórsin

Inteligência emocional hoje é um dos
temas mais falados no mundo.
Eu, particularmente adoro falar nisso. Essa grande habilidade nasce conosco, porém, nem todos conseguem, digamos, assim, aplicá-la. Em meio ao caos em que vivemos nos últimos anos em nosso país, é preciso ter essa habilidade em primeiro lugar no coração.
Trago essa reflexão para o meio profissional. Hoje mais do que nunca, com tanto desemprego é preciso reinventar-se. Nós Secretários Executivos temos uma gama de oportunidades para escolhermos e fazer algo novo. Portanto, é preciso prudência, paciência e maturidade para irmos atrás de algo novo.
Há pouco passei por uma frustração profissional grande, pois queremos mostrar nosso lado assessor e empreendedor para todos, mas por vezes não é como imaginamos, nem sempre somos reconhecidos, mas se eu não tivesse o “controle emocional”, teria surtado. Frustrações a parte, afinal isso faz parte da vida, saí em busca de algo novo.
Estou em uma transição de carreira para docência, mas enquanto não chega o momento, vou à luta. Digo com propriedade não desistam! Façam cursos, leiam bastante sobre o assunto, ou claro, estou à disposição para ouvir. O controle emocional te ajuda em todos os sentidos da sua vida. Em uma crise no trabalho você fará a diferença justamente nesse quesito.
Em muitos momentos na minha trajetória profissional percebi o quanto é importante exercitar o controle emocional, pois auxilia seu gestor a lidar com uma equipe difícil. Quero deixar claro que ter controle emocional é diferente de ser boazinha. O controle é maturidade adquirida a cada passo em falso, a cada decepção, a cada erro. Sim, errar é normal. É bom errar pra depois acertar. Isso é humano. Aceitar o erro é humildemente lindo.
Estudos recentes mostraram que gestores estão admitindo profissionais com mais controle emocional para lidar com equipes, e muitos estão sendo promovidos por essa habilidade. Portanto amigos, vamos tornar o controle emocional mais presente em nós. Vamos nos pertencer e enfrentar o mundo com mais conhecimento humano.