top of page

Jamais se limite!


Por José Ricardo Pereira Júnior


Erramos feio em ser medíocres no conhecimento. Digo isso em referência a nos dedicarmos apenas às matérias da faculdade e de forma minimalista. É necessário que tenhamos um conhecimento aprofundado das habilidades ensinadas no âmbito acadêmico. Lembre-se que fizemos um curso técnico/tecnológico/superior e que nesses, fomos ensinados a pensar além da caixinha, tendo uma visão analítica de diversas situações.


A superficialidade das matérias serve apenas para que tenhamos um direcionamento do que precisaremos para ingressar no mercado de trabalho, mas só pode decidir se você será o Secretário do cafezinho é você mesmo!


Nas matérias de linguagens, por exemplo, aprendemos as técnicas, mas a decisão é sua se você será ou não fluente em uma língua estrangeira. Nas matérias sobre informática também, se não fizer um curso, ou assistir vídeo-aulas sobre o pacote office desde o básico ao avançado, é possível que você dificulte o seu trabalho, demandando mais tempo para a realização das tarefas, e isso não é interessante para nossa área, não é? Até porque somos facilitadores por natureza, então facilite primeiro o seu trabalho e saberá como facilitar o do seu gestor.


Já pararam para pensar que o Excel pode ser uma ferramenta que vai muito além de criar uma simples planilha? Que ele pode te ajudar a fazer carômetros, nominatas, construir dados para uma mala direta extensa, etc? Já viram que o PowerPoint não é só uma ferramenta de slides, mas também, se bem utilizado, pode te ajudar no planejamento de um evento com a montagem de uma planta baixa, ou até mesmo em 3D?


Seja criativo!!! A criatividade é também uma habilidade importante! É clichê falar sobre o dia-a-dia do Secretário ser um aglomerado de tarefas simples como atender o telefone e servir cafezinho, mas nem sempre se fala sobre as diversas habilidades que vão além do Secretariado, como entender as ferramentas de trabalho e, também, sobre o ramo da empresa que esse profissional trabalha ou almeja para a sua vida profissional.


Pensar além é se adequar ao mercado de trabalho, é aprender habilidades de outras áreas, é saber falar e entender de diversos assuntos, é sair da zona de conforto, essa que muitos de nós estamos.


Se você quer não só trabalhar em uma empresa de Marketing, mas trabalhar com êxito nela, então entenda sobre o Marketing, sobre os sistemas utilizados na empresa, sobre a estrutura, o planejamento e tudo que faz com que a sua organização se mantenha de pé; se quiser trabalhar no Serviço Público, estude sobre o órgão; em Embaixadas, deverá entender sobre a cultura e política, por aí vai...


Veja além do que todos veem, faça além do que todos fazem, aí sim estará no caminho certo!


Um grande abraço,


José Ricardo Pereira Júnior

Registro nº 5819/DF

Revisado por Pâmela Mezzomo

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page