top of page

O que é ser chic profissional para você?


Por Camila Rodrigues Tertuliano


Ser Chic é trazer elegância e sutileza para o mundo corporativo. Após a leitura do livro da Gloria Kalil, Chic Profissional uma das coisas que me chamou atenção foi a importância da cultura dos países no momento das negociações, pois não temos uma regra clara para relacionamento entre as pessoas. É importante você realizar uma pesquisa sobre o país que vai visitar ou até mesmo fechar o negócio para não passar por situações de constrangimento. Como diz Glorinha Kalil, ‎"a elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se distinguir". Portanto, "saber a hora de aparecer ou deixar alguém aparecer é o que pode haver de mais chic. Civilizado é não invadir e não abusar". O famoso bom senso que muitas pessoas acham que tem, mas que na verdade nunca usaram.


Pode-se afirmar que seu comportamento e sua vestimenta fazem parte da sua comunicação, pois sabemos que somos avaliados todo tempo. Trazendo isso para o mundo dos negócios, a sua imagem é a primeira coisa a ser avaliada na organização para você conquistar um cargo desejado ou até mesmo uma promoção tão esperada. Como está sua imagem?


Para ser um profissional chic temos que ficar atentos a algumas dicas da Glória Kalil, no livro Chic Profissional. Eu comento o uso de roupas "última moda" em locais de trabalho. Para resumir, digo o seguinte: seu guarda-roupa profissional não deve ser igual ao seu guarda-roupa social - nem ao guarda-roupa de lazer. Ele tem características próprias: nem tão fashion para não chamar atenção, nem fora de moda para que você não pareça uma pessoa desatualizada. O conhecimento é importante, mas se você não sabe se comportar, não tem ética, não sabe escolher a roupa adequada para cada ocasião fica difícil mostrar confiança e o seu conhecimento para as outras pessoas.


A famosa história que a primeira impressão é a que fica realmente é verdade, uma vez que cientificamente foi comprovado que é preciso apenas de meio segundo para formar a primeira impressão sobre a sua imagem. Qual é a imagem que você está passando para o outro? Temos que ter esse cuidado, pois se você disser que não está preocupado com a opinião alheia você está mentido para si mesmo. Precisamos do outro para alcançar os nossos sonhos e formar a nossa personalidade, pois não nascemos para viver sozinhos e precisamos nos comunicar.  Não deixe as oportunidades passarem por causa de um hábito que pode ser modificado ou uma palavra mal colocada.


Hoje temos que cuidar da nossa representação, pois para se construir uma imagem de sucesso leva anos, mas para se destruir uma única atitude errada basta, pode mudar toda a visão da pessoa ao seu respeito. Porém não é só na vestimenta, e também na comunicação oral, escrita e nas pequenas atitudes.


Posso concluir que esse livro é um verdadeiro manual de como construir uma imagem de sucesso e solucionar as situações difíceis. Trazendo essas dicas para a minha vida profissional, vejo que o segredo para se passar por inteligente é observar as pessoas, ouvir mais e falar menos. Parece simples, mas na prática é bem complicado.


Para você assessorar seu executivo tem que conhece-lo nos detalhes e conhecer as pessoas com quem ele se relaciona. Com isso no momento de realizar grandes negócios temos que fazer grandes parcerias, pois o mundo é feito de alianças. Como assessora vejo que tenho a responsabilidade em trazer as informações e estratégias certas para que as negociações sejam concluídas da melhor forma possível.


Autora: Camila Rodrigues Tertuliano

Secretária Executiva 

Registro Profissional: SRTE ME nº 0003825/DF.

61-993081272

Site: https://camilatertuliano.com/ 

Revisado por: Pâmela Mezzomo

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page