SUCESSO TAMBÉM É UMA ESCOLHA


Afinal, o que define um profissional de Sucesso? Suas conquistas? Sua conta bancária? Seu patrimônio? As empresas por onde passou? As experiências que teve ao longo da sua jornada? Os projetos que implantou? O impacto que causou na vida das pessoas? O valor que gerou na vida de outras pessoas? A quantidade de horas que trabalhou? A contribuição social que deixou? O cumprimento de suas responsabilidades trabalhistas?


Sucesso, no meu ponto de vista, jamais se resumirá a um único conceito, sobretudo porque sucesso, para mim, é viver uma vida equilibrada no ter, ser e fazer.


Foi quando iniciei minha trajetória profissional no Secretariado Executivo que meus sonhos começaram a se realizar. Destaco esse marco porque comecei a trabalhar muito jovem, aos 13 anos, ajudando minha mãe no mercadinho da família, lá fazia de tudo - atendimento ao cliente, serviço de banco, organização do espaço, etc. Foi nessa época que começou meu aprendizado e minha capacidade de empreender, comunicar e realizar.


Então foi no Secretariado, a partir de um trabalho feito com amor, dedicação, consciência e comprometimento que alcancei os meus resultados.


Por que digo "meus resultados"? Porque cada indivíduo tem o seu alvo. O meu, desde que ingressei na profissão, foi ser a melhor versão que pudesse, assessorando executivos de alta direção em grandes empresas públicas e privadas. E assim aconteceu, minhas conquistas foram possíveis graças ao meu pertencimento à Profissão e por acreditar que seria possível.


Dessa forma, percebo, ao longo da minha trajetória, que o sucesso está em manter o equilíbrio, o que exige uma busca continua de aprendizado. Logo, não há ponto final, não há fim da estrada, não há certo e errado. Nessa caminhada não se trata de "chegar lá" e sim de apreciar e aprender com a jornada.


Então, compartilho alguns aspectos que foram e continuam sendo essenciais para o meu sucesso pessoal e profissional, que contribuem para uma vida mais equilibrada e com sentido.


Relacionamentos

Cultive bons relacionamentos. Acredite, eles se tornarão sua essência e serão o seu norte em muitos momentos. Valorize cada sorriso, cada gentileza, por menor que seja, e retribua. O fluxo da abundância está em dar e receber, e isso se aplica em nossas relações. Quanto mais você doar mais você receberá. Entretanto não trate suas relações como moeda de troca. Seja genuíno. Entenda que as pessoas têm formas distintas de expressar suas emoções, logo, não defina suas relações apenas por sua ótica - do que é certo ou errado. Respeite o estilo de cada um. E se ao longo da sua trajetória encontrar pessoas que, na sua percepção, não estão alinhadas ao seu estilo de vida ou objetivo, simplesmente deixe-as ir. Evite ser barulhento, siga sua caminhada. Essa postura lhe poupará muita energia e o manterá com foco. E acredite, é muito mais elegante e essa atitude fala muito sobre você. Lembre-se: Nós somos a soma das nossas relações, então, escolha quem são as pessoas com quem você deseja estar.


Família

Este é sem dúvida o seu maior bem e certamente serão seus maiores críticos. Aproveite cada feedback. As vezes vai doer. Seja como for, reserve um tempo para eles. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas e esquecer que eles também precisam de você. A família, por mais complexa que seja é a nossa base, onde estão nossos valores, nossas crenças e muitos porquês.